
A importância de ter um plano de comunicação para a sua empresa.
29/06/2022
Muitos processos fazem parte da construção gerencial de um negócio, independente do seu faturamento ou tamanho. E a comunicação estratégica é um desses pilares.
Você já parou para analisar o nível de maturidade da comunicação da sua empresa?
Em uma realidade onde cada vez mais empresas vão enxergando a importância do marketing, não é nada inteligente pensar que basta apenas produzir um “postzinho” aqui, um “textinho” ali ou até mesmo criar campanhas publicitárias esporádicas e sem conexão.
O primeiro passo para a construir uma estratégia bem sucedida é ter um plano de comunicação bem estruturado. Ela servirá como base, estímulo, agilidade e adaptação da sua empresa ao mercado, uma maneira eficaz de se destacar dos seus concorrentes.
Acompanhe este artigo com a gente a aprenda de uma vez por todas a importância de um plano de comunicação, além de aprender a como criar um para a sua empresa.
Boa leitura!
Afinal, o que é um plano de comunicação?
Normalmente o plano de comunicação é produzido por especialistas em marketing em parceria com outros setores da empresa, como o comercial, por exemplo.
O objetivo do plano de comunicação é direcionar as ações e auxiliar nas tomadas de decisões que envolvem a comunicação da empresa.
O plano de comunicação precisa ser claro e objetivo, de forma que guie não somente as pessoas que lidam com o planejamento de marketing da empresa, mas os outros setores também.
Afinal, é uma ferramenta que pode ser compartilhada com todos os colaboradores da empresa para que entendam a internalizem melhor sobre os posicionamentos da empresa, público-alvo e os objetivos.
Qual a importância do plano de comunicação?
Vamos fazer uma reflexão: Imagine que você precisa se comunicar com a sua base de leads ou com os seus clientes.
Agora pare e pense: Surgiu uma oportunidade e para ela a sua empresa precisará de uma campanha omnichannel, como isso será feito? Por onde você vai começar?
Para reforçar ainda mais a importância de ter um plano de comunicação, vamos analisar alguns cenários hipotéticos:
- Em uma eventual crise institucional, como a empresa irá se posicionar?
- O seu departamento comercial identificou novos hábitos de consumo dentro da sua base de clientes, oportunidades que podem gerar um aumento no ticket médio da empresa. Com base em quais dados você fará a redefinição dos rumos da comunicação da sua empresa?
- Em um lançamento de um produto, em uma ocasião específica, houve um aumento na verba do marketing, para quais canais você destinaria essa verba e porque?
- Qual o tom de voz da sua empresa? Ela se posiciona e expõe sua cultura interna?
Se você não consegue responder com convicção alguma dessas simples perguntas é sinal de que a sua empresa precisa urgentemente de um plano de comunicação.
O plano de comunicação é uma poderosa ferramenta estratégica que vai ajudar a empresa no direcionamento das suas tomadas de decisão, iniciativas, posicionamento no mercado e fazer com que a empresa alcance os resultados esperados.
Com ele, também é possível criar um planejamento de conteúdo, essencial para o inbound da empresa, já que fortalece as chances de captar leads e aumentar a base de clientes. Vale reforçar que também contribui para gerar a autoridade digital!
Sem um plano de comunicação, muitas ações podem ser realizadas com objetivo mal definido e, por vezes, ocasionar em gastos desnecessários.
Além disso, planos táticos sem sentido podem desgastar a imagem da empresa no mercado e atrair pessoas que não engajam (muitas vezes porque não correspondem ao público alvo ideal), consomem ou mesmo reforçam o valor da marca.
5 dicas para construir um plano de comunicação realmente estratégico
O objetivo principal deste plano é traçar um planejamento eficaz para a comunicação da empresa, que vai servir de base para tomadas de decisão, escolhas e melhorias.
Acompanhe algumas opções que devem constar dentro de um plano de comunicação e fique à vontade para adicionar etapas que fazem jus ao seus objetivos, desde que estrategicamente analisado.
1 – Propósito da marca
É importante que o plano de comunicação descreva os propósitos da marca, ou seja, qual é o objetivo e missão da empresa existir? Qual será a solução que a marca pretende levar para as pessoas e como ela pode mudar alguma situação?
Através das definições do propósito é possível, também, aplicar ações de geração de valor da marca, como por exemplo: guiar ações de impacto social.
No sentido comercial, obviamente uma empresa que não tem o seu propósito bem definido está fadada a falhas e perdas financeiras.
2 – Análise de mercado
Essa é a hora de analisar: onde estamos e onde queremos chegar.
Adicione essa etapa no plano de comunicação para entender como está a situação de mercado da empresa. Isso pode ser feito através de uma análise de concorrência, com um benchmarking, ou ainda, utilizando o método SWOT: análise das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio e projetos.
Faça também um review de quais são os canais de comunicação da empresa e processos que faltam
3 – Público-alvo
Em um plano de comunicação é importante que conste um estudo de público alvo, ou seja, quais são as pessoas que a marca deseja atingir na hora de passar uma mensagem?
Encontrar essa resposta é importante, não apenas para conquistar novos clientes, mas porque saber falar com o público é o que gera maior engajamento e fidelização. Em um mercado com tantas opções e cada vez mais digitalizado, tornar um cliente fiel não tem sido uma tarefa muito fácil para as empresas.
Gerar identificação, pertencimento e uma experiência eficaz com a comunicação, são aspectos alcançáveis somente quando existe um bom conhecimento do público alvo.
Mas como defini-los?
Alguns caminhos podem ajudar, como por exemplo, um estudo personas, representações ou avatares do seus compradores.
É necessário um estudo que pode ser quantitativo, qualitativo ou mesmo utilizando os dois métodos de pesquisa com um número de amostragem relevante para a extração de dados.
A partir dessa análise, é possível começar a construir a buyer persona.
Algumas empresas estão começando a adotar estratégias cada vez mais focados na experiência do usuário, se aproximando efetivamente através de métodos de Research, com análises comportamentais de telas, horários de acessos e entrevistas qualitativas, que não dependem necessariamente de amostras.
4 – Por onde se comunicar?
Definir quais são os canais de mídias que a empresa pode se comunicar também é um fator de importância, e que deve constar no documento.
Para essa análise convém levar em consideração, seus produtos, quais são os canais que o público-alvo mais interage e está presente, além do próprio posicionamento da marca.
Por exemplo: se a empresa é uma loja de roupas, canais como Instagram, Pinterest, o próprio site, dentre outros que usam a imagem e vídeos como força motriz podem ser interessantes, desde que o público também esteja ali.
Um outro exemplo, vamos supor que o negócio é uma plataforma de tecnologia que pretende criar conexões entre perfis ideais de investidores e empreendedores que desejam escalar seus negócios.
Talvez a empresa possa utilizar o Linkedin como uma das principais plataformas para divulgar o produto, já que nela constam muitos CEO’s, líderes, startups e demais públicos.
Continue com a gente!
5 – Métricas de sucesso e indicadores
Como medir o sucesso do plano de comunicação? Criar métricas de sucesso, que dependendo da relevância, podem se tornar um indicador chave, é um dos caminhos.
Um ótimo exemplo são os KPIS (Key Performance Indicator), que como o próprio nome já traduz, são utilizados como indicadores chave de desempenho.
Um KPI pode ser um número ou percentual, como por exemplo, a definição de uma taxa de abertura ideal dos e-mails da empresa que são disparados para a base de clientes. E no caso de métricas de sucesso, algo que pode ser medido.
Quando falamos sobre metas, elas precisam ser estratégicas e bem definidas, já que podem indicar se o plano de comunicação está no caminho certo. Experimente utilizar o método SMART, baseado em cinco fatores:
- S (específica);
- M (mensurável);
- A (atingível);
- R (relevante) e
- T (temporal).
Em resumo, definir estratégias para a comunicação faz parte de qualquer organização que deseja se posicionar no mercado e alcançar sucesso, porém, como vimos neste artigo, se definidas de qualquer jeito, baseadas em achismos, suposições e desinteresse, não levam a lugar nenhum. A exceção, talvez, seja a frustração, sem saber ao certo onde e porque a empresa não consegue estabelecer uma conexão com seus consumidores.
Vimos que um plano de comunicação é como um braço direito da identidade organizacional, uma vez que corrobora para o reforço do propósito da marca, identifica o seu público, impulsiona a descoberta do tom e voz, além de outros fatores importantes que constituem quesitos da essência da marca.
Destacamos aqui cinco temas que podem constar em um plano de comunicação, como por exemplo, a definição de métricas, uma importante alusão a tomada de decisões guiada pelos dados, ou mesmo a definição dos canais de mídias. E por fim, trouxemos também neste post, perguntas que podem ser feitas como checkpoints acerca da importância de um plano de comunicação.
Se você tiver alguma dúvida ou necessite de consultoria estratégica, conte com a AMMAX. Estamos à disposição.